Papa diz que não pode visitar Kiev ou Moscou por problema no joelho


O papa Francisco não poderá visitar Moscou e Kiev em breve ou participar de uma reunião de líderes religiosos no Cazaquistão, de 13 a 15 de setembro, por ordem de seu médico devido a problemas no joelho, disse ele em entrevista à CNN Portugal.
Em trecho publicado no site do canal, Francisco foi questionado sobre seus planos, anunciados anteriormente, de visitar a Ucrânia e a Rússia, após a recente viagem ao Canadá, para promover o diálogo pelo fim das hostilidades entre os dois países.
"Agora não posso ir porque depois da viagem ao Canadá houve um pequeno contratempo com a recuperação do joelho e o médico proibiu, dizendo 'para o Cazaquistão você não pode viajar'", disse Francisco.
"Mas tenho mantido contato por telefone. Entre todos nós, algo poderia ser feito. Estou acompanhando a situação com minha dor e minhas orações. Mas a situação é realmente trágica", afirmou.
"Sempre acredito que mantendo diálogo, avançamos."
Em entrevista exclusiva à Reuters em julho, Francisco disse que queria visitar Kiev, mas também queria ir a Moscou, de preferência primeiro, para promover a paz.
Ele declarou que havia sofrido "pequena fratura" no joelho quando deu um o em falso, enquanto um ligamento estava inflamado.
Francisco tinha programado estar na capital do Cazaquistão, Nursultan, para participar do VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.

